19/08/2021 às 04:30 Quarentena Casamento

Casar na pandemia: 7 ideias que você precisa saber

357
6min de leitura

A pandemia do novo Coronavirus impactou bastante a vida de todos, principalmente para quem fazia planos de se casar e por esse motivo teve que adiar esse momento tão especial. Porém, adaptações s ão necessárias nesses tempos em que a gente está buscando não parar a vida e os planos. Muitas pessoas podem achar que os casamentos não estão acontecendo, mas sim, estão! Claro que com muitas mudanças e adaptações como dissemos acima.

Muitas noivas já criam uma ansiedade antes mesmo da pandemia, imagina agora em que estamos enfrentando esse problema, a incerteza se dará certo, se vai acontecer, só aumenta essa ansiedade. Mas você não está sozinha, muitas noivas estão passando por esse mesmo medo e estão buscando alternativas para não desistirem do seu grande sonho de se casar. Existem inúmeras possibilidade para você não desistir, ressaltando que não estamos incentivando as aglomerações, mas sim dando ideias de casamento que podem ser realizados durante a pandemia sem deixar de lado as medidas de segurança e prevenção contra o Coronavírus.

Aqui vamos listar 7 dicas para inspirar você que é noiva ou que conhece alguma noiva e está cheia de dúvidas, que o seu sonho pode se realizar sim em meio a esse caos, e nós estamos aqui para te ajudar.

1. Planejar algo menor

"Orçamento diminui consideravelmente"

Mesmo antes da pandemia, os casamentos para poucas pessoas já estavam bastante em alta e com as normas de distanciamento, não podendo ter aglomerações, isso se tornou a principal ideia e os mini e micro wedding estão se tornando uma solução bem viável.

-Mini Wedding é quando se reúne no máximo 100 convidados entre familiares e amigos próximos.

-Micro Wedding é bem mais intimista e reúne no máximo 30 pessoas entre noivos, os pais e os padrinhos.

Por serem cerimônias mais intimistas, proporcionam uma maior economia financeira.

A ajuda de familiares na organização, também ajuda a controlar e diminuir os gastos com o orçamento. Temos casos de casamentos antes (clique aqui para conferir as fotos do casamento de Julliano e Fabrícia) e durante (clique aqui para conferir as fotos do casamento de Gleice e Renato) a pandemia em que amigos e familiares participaram diretamente na organização e assim ajudaram a conter gastos.

2. Faça você mesma 

-Faça um Cartão virtual online e envie para todos os seus convidados que a princípio estariam na sua lista (antes da pandemia) explicando com carinho e cuidado o motivo que você não poderá convida-lo para a cerimônia presencial.

-Se você for uma noiva com habilidades artesanais, pesquise na internet (Pinterest pode ser um grande aliado) decorações fáceis e que você ou alguém próximo consiga te ajudar a confeccionar artigos para a decoração. Não necessariamente você precisa alugar tudo, muita coisa pode ser feita por você mesmo, basta ter um pouco de criatividade. Temos noivas que fizeram a própria decoração do seu casamento, com simplicidade, boa vontade e muito amor, acaba dando tudo certo. Como no casamento da Mariângela e do Lucas

- Mas se não tiver habilidade e nem conhece ninguém que possa te ajudar com isso, opte pelo simples, muitas vezes o menos é mais. Conhecemos profissionais que também podem ajudar você na "decoração artesanal", entre em contato conosco, a gente te ajuda. O importante é não deixar de realizar o seu grande sonho.

3. Maior Interação

Uma das vantagens também de um cerimônia com menos convidados é em relação a maior proximidade com todos que estão presentes. Segundo relatos de nossas noivas que se casaram durante a pandemia, esse tipo de casamento proporciona maior interação com os convidados o que dificilmente aconteceria se fosse em uma festa maior. Uma evento muito grande para muitas pessoas seria difícil conseguir dar e receber a atenção desejada e merecida.

4. Tipos de casamento (Em casa, lugar aberto publico...)

Aqui vão algumas dicas de locais para realização do seu casamento:

- Home Wedding (casamento em casa):

Está cada vez mais comum a realização de casamentos em locais menores e que tem algum significado marcante para os noivos. Pode ser a casa dos pais, de um amigo ou até mesmo o novo lar do casal em uma cerimônia para poucas pessoas (micro ou mini Wedding) e em um local totalmente familiar e aconchegante. Como foi o caso do casamento da Clara e do Vinícius que foi todo realizado no quintal da casa dos avós do noivo.

-Em espaço aberto e público

Você pode optar pelo micro wedding e se casar as margens de um rio por exemplo. Em muitos casos é gratuito e você só precisa montar o altar e organizar a decoração, e como não terá despesa com aluguel do local, você pode investir em outras coisas importantes como no casamento da Mariângela e do Lucas que com apenas um mês de antecedência organizaram tudo, e foi a própria noiva que fez praticamente todos os arranjos com plantas retiradas do sítio deles e decorou todo o espaço, inclusive o altar que foi feito com bambu, retirado do mato mesmo, ou seja, com simplicidade e criatividade você também pode ter o seu sonho realizado. 

-Elopement Wedding é ainda mais intimista, contando na cerimônia com apenas os noivos, o celebrante e um fotógrafo. Ideal para viagens, por exemplo.

-Sequel Wedding é quando os noivos decidem ter mais de uma cerimônia ou festa. Isso acontece quando eles são de religiões diferentes e querem realizar os dois rituais, ou quando são de cidades diferentes e desejam realizar esse momento em cada uma delas. Como foi o caso  do casamento de Julliano e Fabrícia, que o noivo era natural de Araçuaí e a noiva de um distrito de Conselheiro Pena chamado Cuieté Velho.

Com a pandemia muitas noivas estão se adaptando e fazendo o micro wedding e deixando a festa para comemorar quando tudo isso passar.

5. Qualidade e não quantidade 

Você já pensou em fazer um casamento temático e que a sua comida preferida fosse o prato principal? Talvez para uma quantidade muito grande de convidados isso ficaria totalmente inviável, não é mesmo? Mas, se a sua lista de convidados fosse bem menor, com certeza você conseguiria encaixar esse desejo dentro do seu orçamento. 

Veja bem: Se você ama Sushi e gostaria de um buffet especializado com esse prato, imagina os custos para mais de 150 pessoas? Poderia ficar inviável. Agora imagina você convidando apenas 30 pessoas para o seu casamento, daria para servir o seu prato favorito, ou investir em lembrancinhas mais personalizadas e que com o seu orçamento talvez não fosse possível fazer para todos.

6. Formas alternativas dos convidados interagirem (transmissão on-line)

Estamos vivendo o ápice da tecnologia de comunicação, nunca foi tão fácil nos comunicarmos. Hoje em dia todos nós conseguimos fazer uma chamada de vídeo para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com boa qualidade e custo baixo.  

Com a Pandemia, muitos casais desistem ou adiam o casamento porque querem que todos os familiares e amigos participem da celebração, e como não está sendo possível no momento, acabam desistindo ou adiando o sonho.

 Realizando a transmissão da cerimônia via on-line por plataformas como Zoom, YouTube ou até mesmo pelo Facebook você consegue uma interação de forma diversa com seus convidados e realiza a transmissão para que eles acompanhem em tempo real mais um capítulo especial da sua história.

Outra dica é substituir o tradicional "chá de panela" pela "Charreata de panela", já que não estão podendo acontecer por se tratar de aglomeração, a noiva envia um convite on-line para todos os seus convidados, marca uma data e um local e estes em seus veículos passam por lá e apenas entregam o presente. São adaptações necessárias para que a tradição não se acabe mesmo diante de tudo que estamos vivendo.

7. Não Economizar em fotos

"Tudo vai passar e ser desmontado".

As únicas coisas que realmente vão ficar, serão os registros desse dia único na vida do casal. Portanto, não economize em suas fotografias. E quando falamos para não economizar, não estamos falando em valores e sim em não deixar de registrar tudo, elas serão as memórias que você terá em mãos do dia mais feliz da sua vida.

Agora você já sabe que existem possibilidades e adaptações para realização do seu casamento no atual cenário em que o mundo está vivendo, então não desanime, siga seus projetos, faça suas adaptações, vá em frente, que tudo vai dar certo.

"Tenha força! Vai valer a pena!"

19 Ago 2021

Casar na pandemia: 7 ideias que você precisa saber

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

01 de Jul de 2020

Depoimento completo: Clara Camargos

22 de Mar de 2020

Zelo Crônicas: Sara, José Roberto e o Fusca Azul.

27 de Abr de 2020

Zelo Crônicas: Ianny & Gerson

Logo do Whatsapp